quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

CONHEÇA OS 50 PAISES MAIS PERSEGUIDORES DOS CRISTÃOS


Coreia: país mais repressor
A Organização Portas Abertas, anunciou a relação dos 50 paises que mais oprimem e perseguem cristãos. A Coréia do Norte lidera a lista, que afirma que os seguidores de Cristo são inimigos do estado. Estima-se que entre 50 e 70 mil seguidores da fé cristã são internados em campos de trabalho.
O número de cristãos perseguidos, discriminados e violentados chega perto de 150 milhões fiéis. Após a Coreia do Norte, vem o Afeganistão, Arábia Saudita, Somália e Iran. Em 2011 houve 398 mártires.
Para a organização a situação piorou para os cristãos, especialmente em áreas onde o poder tornou-se o fundamentalismo islâmico mais. Um exemplo disso está no Egito, onde após a queda de Hosni Mubarak, surgiu uma agitação anti-cristã constante por setores ultraradicais muçulmanos.
“Extremismo islâmico tem sido a principal causa da perseguição dos cristãos em 2011″, diz a organização e isso explica a forte presença de países muçulmanos na lista e, por essa razão, “os cristãos não têm quase nenhuma liberdade”, diz o relatório.
Na América Latina, há registro em apenas dois países sobre perseguição dos cristãos: Cuba e Colômbia. O primeiro é motivado pelo atual governo que segue linha parecida com a Coréia e está em 42º lugar. Quanto à inclusão da Colômbia, em 47º lugar, é devido às ações da guerrilha que matam os pastores que não querem cooperar com eles, disse a ONG. Cinco pastores foram mortos ano passado na Colômbia. Mas no Irã, a perseguição de algumas minorias religiosas se intensificou desde 2005. Mais de 200 cristãos foram presos durante os anos estudados para a elaboração deste Índice Mundial de Perseguição 2012. Oficialmente, apenas os estrangeiros podem praticar o cristianismo naquele país, o que implica uma proibição quase total de fato.
“Durante 2011, 398 cristãos morreram como mártires na Nigéria, Egito e Irã, países com taxas mais altas de morte por motivos religiosos. Uma das características essenciais da acusação é que ele não ocorre por acaso. É organizado voluntariamente, às vezes com premeditação. Ela se desenvolve em várias etapas. Opressão, discriminação e violações de direitos básicos”, diz o relatório.
A lista mundial dos 50 países que perseguem cristãos
Coréia do Norte,
Afeganistão,
Arábia Saudita,
Somália,
Irã
Maldivas
Uzbequistão
Iêmen
Iraque
Paquistão
Eritreia
Laos
Nigéria (Norte)
Mauritânia
Egito
Sudão (Mianmar)
Tajiquistão
Tunísia
Síria
Emirados Árabes Unidos
Etiópia
Djibouti
Jordan
Cuba
Belarus
Indonésia
Erritórios
Palestinas
Bahrain
Colômbia
Quirguistão
Bangladesh
Malásia
Fonte: Noticias Cristãs

Nenhum comentário:

Postar um comentário